sábado, 9 de maio de 2015

VADIANDO no FACEBOOK




 VADIANDO no FACEBOOK

(Seleção de "peças" que escrevi no Facebook)


Pensava que o pessoal não lia, mas já que leem, conto-lhes uma história fantástica, que ouvi de um ermitão. Certa vez um bolinho de arroz, uma medida de guaraná e um palito de fósforo queimado decidiram fazer uma excursão num corpo humano. Melhor dizendo: o bolinho e o guaraná combinaram, e o palito participou como clandestino. O quê, um palito?_ disseram logo os outros dois. Vou , sim! Tão querendo me discriminar, sou vegetal igual a você, seu bolinho! Para de caô! Para de palhaçada! Vou e acabou! Não devia, você vai atrapalhar, tu é mole à beça pra descer goela abaixo apesar de duro! O guaraná nem falou nada: entro bem sem problemas. Lá se foram os três. O guaraná desceu rápido goela abaixo. O bolinho ficou aborrecido porque o ideal era descerem juntos, direto. O palito, esperto, fez-se de besta, agarrou-se ao bolinho e foi junto. Palito, não vou parar no esôfago por causa de você não, seu intrujão! No estômago, o bolinho virou logo uma papa; o palito,apesar do banho de suco, deu pra passar. O guaraná se mandou para os rins e terminou a viagem sendo jogado de uma ponte sobre um rio cheio de sujeira. O bolinho tomou um esculacho do corpo: tu não tem nada, né, ô mané, nada que se aproveite! O palito queria entrar no intestino delgado, e foi corrido de lá. È no outro, vacilão! é no outro! Chegando no outro, não gostou. Pô, só tem merda...Viu lá dentro uma moedinha e lhe disse: isso aqui é uma bosta. Pois é, é bosta mesmo, mas com sorte a gente escorrega e sai. Sabe nadar? Não, mas sei boiar, sou de madeira. Daqui a pouco um estrondo com cheiro de metano. É agora, gritou a moeda. Eeee... ploft, saíram... O palito sumiu nas águas; a moedinha foi recolhida e trocada por um chiclete de hortelã.(09/05/2015)
_________________________________________________________________

70 ANOS!


Em 8 de maio de 1945, terminava a Segunda Guerra Mundial na Europa: era o V-E Day (Victory in Europe) [Dia da Vitória na Europa], pois a guerra ainda continuava na Ásia contra o Japão.

Milhões de mortos em campos de batalha. Milhares de mortos em suas casas devido a bombardeios. Milhões de mortos em campos de concentração.

Registre-se o valor combatente dos soldados alemães (não confunda "nazista" com "alemão", por favor), talvez os melhores; a coragem e a tenacidade do povo inglês que "peitou" a Alemanha, enquanto parte dos franceses se dobrou e permitiu e conviveu com a invasão alemã; a coragem quase suicida da "Resistência" francesa, os "Maquis"; a valentia dos iugoslavos obrigando os alemães a colocar um milhão de homens para caçá-los, gente que faltou para combater na Rússia.

Destaque-se, o que não é usual, a fibra do povo russo enfrentando a fome, o grosso do exército alemão e a tirania homicida de Stálin: sem os russos, a guerra poderia ter se prolongado e, quiçá, com a vitória de Hitler...

O peso dos Estados Unidos também foi vital para a vitória.Seu dinheiro, seu apoio logístico, sua capacidade de produção de armas em massa foram decisivos para a vitória. A coragem e sacrifício dos soldados americanos deixaram marcas, tanto na Europa como na Ásia.

Finalmente, desta guerra também participou o Brasil. Sem condições materiais e humanas, os pracinhas mostraram seu valor, hoje devidamente esquecido, a ponto de seu memorial aqui no centro do Rio estar prestes a ser despejado... Parece tradição brasileira: não respeitar porra nenhuma...

Em memória dos que pereceram, sejam brasileiros, russos, americanos, franceses, ingleses, iugoslavos e também alemães (eram inimigos, mas gente como nós...), e também tantos outros,

UM MINUTO de SILÊNCIO... (08/05/2015)
 _____________________________________________________

SEJE e ESTEJE


Uma boa maneira de chamar atenção para uma notícia é o título. A pessoa fica preocupada com o peso e se sente mal. Bobagem, meu bem! Este é um problema típico de terráqueos. Se você, meu bem, fosse lunática, nada disso aconteceria. O peso é massa vezes gravidade. Você, amore mio, não tem peso, tem massa, pois peso é relativo. A lua, satélite da Terra, corpo celeste que, estranhamente ,abriga São Jorge não sei como, tem uma gravidade seis vezes menor que a da Terra. Ora, meu bem, amor de minha vida, se você for pra Lua,você terá de peso seis vezes menos que aqui no nosso planeta, entendeu? Se aqui você é pesado, lá você será leve como uma pluma, podendo saltitar como um veadinho. Não é maravilhoso? Se aqui na Terra você for magrinho, magrinho, lá na Lua você poderá criar asas__ e sem tomar Red Bull. Não é sensacional? Você, ó esquálido, magro de uma figa, poderá montar numa vassoura e voar, parecendo uma bruxa, porque toda bruxa é magra. Ou então poderá levar um tapete persa real ou chinês e se tornar um personagem das Mil e Uma Noites, onde Sherezade (que não era branca e loura) contava histórias uma dentro da outra pra ver se Mr. Catra, digo, o sultão iria poupar a vida dela ou de outra pessoa, sei lá, não me lembro mais. Sabe a história do Aladim? Ótimo! Não ia contá-la mesmo... (08/05/2015)
 _________________________________________________________

Como sei que ninguém vai ler coisíssima nenhuma do que escrevo, fico à vontade para digredir sobre bobagens. Pitágoras e Tales de Mileto me contaram sobre o triângulo amoroso entre dois catetos e uma hipotenusa.A hipotenusa, em cada extremidade, era cortejada por um cateto, sob o olhar vigilante de um ângulo de 90 graus. Pra qualquer lado que virasse era a mesma coisa: a pobre da hipotenusa oposta ao ângulo reto formado pelos dois catetos. Nisto me chega a bissetriz que, meio socialista, queria dividir o ângulo em partes iguais. Pitágoras protestou, mas Tales vislumbrou a criação de dois triângulos, cada com 180 graus de angulação interna. Quando tudo parecia resolvido, chegou o círculo que queria porque queria ficar no meio do triângulo. A bissetriz protestou, dizendo que o círculo atrapalharia sua condição de reta divisória e, por conta dele, se transformaria num diâmetro. Raios, dois raios, dona bissetriz e a senhora sai no lucro. Depois de tanta Geometria, todo mundo pegou um BRT e, em linha reta, foram comer jabuticaba na Academia de Platão. (08/05/2015)

 ____________________________________________________________

QUANDO ESTOU ENTEDIADO...

(Aqui eu estava trolando um texto várias vezes publicado no Facebook, que dizia o seguinte:

Eu sei que ninguém vai ler o meu status, mas, às vezes, quando estou entediada, eu fico embrulhada em um saco de dormir e ponho manteiga sobre mim e deslizo no chão da cozinha fingindo que eu sou uma lesma.)


Eu sei que ninguém vai ler o meu status, mas, às vezes, quando estou entediado, eu fico embrulhado em um EDREDOM vermelho (porque sou de ESCORPIÃO) e ponho MARGARINA sobre mim (porque é mais barata) e deslizo no chão da cozinha fingindo que eu sou uma COBRA CASCAVEL, sacudindo o CHOCALHO do rabo ao som de uma rumba cubana...(07/05/2015)

 _____________________________________________________________

ESTOU COM MEDO...

Charlotte Elisabeth Diana é o nome da princesinha.Carlinha para nós brasileiros... Preparem-se cartórios e escolas:muita Charlotte vem por aí...

Já estou "COM MEDO" : prevejo "Xarlote","Xarllotty", "Xarlloty","Xarllote", e outras variações fantásticas que não me ocorrem...

Os professores já podem, en passant,  "doutrinar" os alunos e dizer que "Charlotte" é "Carlinha" ou "Carlota".

O único problema é um dia nascerem gêmeas por aí e uma das crianças se chamar "Maria Carlota" e a outra "Maria Espada"...(04/05/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar...