É pau, é pedra, é o fim de um caminho: a crise, a dissolução da esquerda e o legado conservador do lulismo
de César Benjamim para a Revista Piauí, abril/2015, nº 103
César Benjamim
A crise, a
dissolução da esquerda e o legado conservador do lulismo
Um dos estilos mais típicos da oratória antiga eram os
chamados discursos epidícticos, nos quais o tribuno apenas enfatizava aquilo
que as plateias esperavam ouvir. Tratava-se, principalmente, de elogiar o
elogiável, exaltando as qualidades de um homem ilustre recém-falecido,
enaltecendo uma cidade diante de seus habitantes, louvando qualidades
abstratas, como a bondade e a justiça, e assim por diante.
Com o tempo, os grandes tribunos perceberam que não havia
verdadeiro mérito nisso. Dedicaram-se, então, a buscar a perfeição da oratória
na prática oposta, a de elogiar o feio, o ridículo ou até mesmo o abominável.
Luciano e Leão Baptista Alberto descreveram as virtudes da
mosca. Polícrates louvou os ratos. Luíz Uviquílio enalteceu os gafanhotos.
Clitério escolheu o caruncho. Favônio, as febres. Betubo, os mosquitos. Miguel
Psellos, as pulgas. Sinésio, a careca. E André Amônio fez um antológico
discurso em que descreveu as belezas do nada.
Tivesse eu esse talento, faria o elogio de Dilma Rousseff.
Seria o elogio da nulidade.
Nunca se viu coisa igual: um governo que toma posse e não
começa, que já no primeiro trimestre se desmoraliza e se arrasta de derrota em
derrota, e cuja maior esperança é conseguir agonizar em praça pública por
quatro anos, sem nada propor ao país. Não dará certo, é claro, embora ainda não
saibamos como.
Há poucos meses, falar em crise era coisa de gente ranzinza.
Hoje, é chover no molhado. Mas acho que as pessoas ainda não perceberam o
tamanho e a complexidade da confusão em que nos metemos. Estamos diante de
diversas crises, superpostas e combinadas, que apenas se iniciam. É coisa de
grandes proporções. Dadas as características da sociedade brasileira atual,
talvez venha a ser a mais grave crise da nossa história.
Sua dimensão evidente é o esgotamento da política econômica
que prevaleceu nos doze últimos anos. Desde 2003 ouvimos a promessa de combinar
desenvolvimento e justiça social, tendo o mercado interno, pela primeira vez,
como o principal elemento dinâmico.
Depositários da memória desse meritório projeto, longamente
amadurecido, os governos do Partido dos Trabalhadores anunciaram a novidade,
mas não souberam levá-la adiante: abandonaram a agenda de reformas estruturais;
descuidaram da expansão dos bens e serviços de uso coletivo; não conseguiram
coordenar e executar os investimentos necessários em infraestrutura;
praticamente só criaram empregos em setores de baixa produtividade; assistiram,
sem reagir, à reprimarização da nossa pauta de exportações e à desindustrialização
do país, fenômenos associados a uma inserção declinante no sistema
internacional. Em vez de tratar desses assuntos difíceis – e decisivos –, a
política econômica concentrou-se, cada vez mais, em artifícios voltados para
aquecer a demanda no curto prazo.
A promessa de um ciclo longo de desenvolvimento centrado na
expansão do mercado interno degenerou em uma bolha de consumo.
Essa experimentação econômica acabou. Como o peso das
tentativas de distribuição de renda foi jogado sobre os gastos fiscais do
Estado, o qual não se libertou da condição de refém da acumulação rentista, as
finanças públicas foram para o buraco. E, como o sistema produtivo brasileiro
não acompanhou a demanda – em grande parte, por uma política cambial irresponsável
–, nossas contas externas também desandaram.
Com a economia estagnada, temos um déficit público de mais
de 6% do Produto Interno Bruto e outro déficit de mais de 4% do PIB nas contas
externas. Isso quer dizer que Estado e sociedade estão em uma espiral de
endividamento, com o país parado. Foi preciso pisar fundo no freio. O
crescimento, que era baixo nos últimos anos, será negativo em 2015, enquanto
2016 já parece longo prazo. Estamos entrando em uma recessão cuja duração e
profundidade ainda desconhecemos.
Isso foi escondido até as eleições. Logo em seguida, o mesmo
governo que, até ontem, se legitimava por meio da apologia do consumo passou a
adotar – sem aviso, sem negociações e sem explicações – um conjunto de
políticas que visam, antes de tudo, contrair bruscamente esse mesmo consumo.
Não podia dar certo.
A segunda dimensão da crise, menos visível, é o esgotamento
simultâneo dos quatro mecanismos usados na última década para promover alguma
distribuição de renda.
Os aumentos reais do salário mínimo, iniciados em 1994 e
mantidos sem interrupção até 2014, ficarão doravante comprometidos pelo pífio
desempenho do PIB e pelo aperto nas contas da Previdência Social.
As políticas de transferência de renda, centradas no
programa Bolsa Família, atingiram seu teto de expansão, tanto em número de
famílias beneficiadas quanto no valor dos benefícios. A precária situação
fiscal do Estado não permite novos aumentos significativos.
Dado o nível de endividamento da população, o crédito se contrai
pela primeira vez em doze anos.
O aumento da formalização do trabalho arrefece e dá lugar a
um novo ciclo de desemprego ascendente, principalmente na indústria.
O distributivismo sem reformas atingiu seu limite. A
recessão se encarregará de anular boa parte dos ganhos que o povo brasileiro
obteve na última década, o que prenuncia uma crise social importante. As
populações que aumentaram sua capacidade de consumo e viram nisso uma expressão
acabada de ascensão terão muitos motivos para reagir às perdas que se
avizinham. Não temos instituições que acolham e canalizem sua provável
rebeldia, que ainda não se expressou (elas não estiveram significativamente
presentes nas manifestações dos dias 13 e 15 de março).
A terceira dimensão da crise é especificamente política. O
loteamento do Estado, com o consequente rebaixamento do Congresso Nacional e da
própria ideia de política, tornou-se o principal mecanismo de construção da
chamada governabilidade. Levado ao extremo, ele eliminou a capacidade de esse
mesmo Estado conduzir empreendimentos complexos e de longa maturação, que são
os mais importantes. A política afastou-se das grandes questões nacionais.
A governabilidade assim obtida no curto prazo é a contraface
de uma tendência à ingovernabilidade no longo prazo, pelo acúmulo de desafios
relevantes não enfrentados.
Como escrevi aqui em 2013, o longo prazo chegou: as
disfuncionalidades desse tipo de política já superam, de longe, qualquer
contribuição que ela possa nos dar. Não obstante, ela prossegue, pois o sistema
funciona no piloto automático. Construímos um Estado ágil para premiar amigos e
punir adversários, mas inoperante para liderar um projeto nacional.
Nosso sistema político gira em falso. Governa a si mesmo, em
vez de governar o Brasil. Presos nessa armadilha, tornamo-nos uma sociedade de
vontade fraca, que não consegue canalizar sua energia para o que
verdadeiramente importa. Sociedades assim perdem a capacidade de se
desenvolver, ainda mais em um contexto internacional, como o atual, em que as
disputas se acirram.
A esse quadro preocupante somam-se três crises específicas,
mas muito relevantes.
A crise no abastecimento de água, principalmente em São
Paulo, onde está nossa maior metrópole, nossa agricultura mais forte e nossa
maior concentração industrial.
A crise do setor elétrico, que já se expressa na disparada
das tarifas e em apagões sucessivos, e provavelmente exigirá novo racionamento
de energia ao longo do ano.
A crise da Petrobras e da engenharia pesada, que – somadas à
sua extensa cadeia de fornecedores – representam em torno de 10% do PIB. Ainda
desconhecemos os efeitos da contração desses investimentos sobre o conjunto da
indústria e o impacto da perda patrimonial desses setores sobre a higidez do sistema
financeiro, dos fundos de pensão e de outros investidores institucionais, como
o próprio Fundo de Amparo ao Trabalhador. Esse impacto especificamente
financeiro, que permanece incubado e despercebido, poderá vir a causar,
adiante, um dramático agravamento da crise que está começando.
Esgotaram-se, simultaneamente, a política econômica, a
política social e a maneira de fazer política adotadas pelos governos do PT. A
rigor, não estamos assistindo apenas ao fim de um ciclo, mas de dois. No olhar
de curto prazo, desfaz-se a hegemonia que prevaleceu na política brasileira na
última década e, com ela, começa a se desfazer a polarização do país em dois
blocos, um liderado pelo PT, outro pelo PSDB, com o PMDB como força pendular.
Em um olhar mais abrangente, estendido no tempo, também
chega ao fim o impulso ideológico e institucional que a sociedade brasileira
ganhou na década de 80. A maioria do nosso povo já não se reconhece nos
partidos, nas organizações da sociedade civil e nos movimentos sociais nascidos
ou reestruturados no fim do regime militar, há mais de trinta anos.
A sociedade mudou, e eles envelheceram.
Um ciclo longo da política brasileira está terminando.
Entramos em voo cego. Será preciso reconstruir referências, o que não é fácil.
Especialista em fazer o marketing do otimismo sem projeto,
Lula foi uma espécie de Eike Batista da política. Também encantou multidões e,
com isso, arrastou grande parte da esquerda. Entre os atores políticos, ela
será a maior perdedora.
Ao longo da história, a esquerda resistiu a diversas
tentativas de aniquilação, vindas de fora para dentro. Ao aderir ao lulismo –
que abria aos seus quadros generosas oportunidades de ascensão social,
afluência material e poder –, ela se deixou sucumbir por um processo inédito,
lento e profundamente corrosivo: a dissolução de dentro para fora, pela perda
de seus valores fundamentais.
Embora abrigado em legendas de esquerda, o lulismo sempre
foi, na essência, um movimento conservador, que reduziu a ideia de justiça
social apenas à dimensão do consumo individual e à conquista de votos a ela
associada. O fortalecimento da coisa pública e das instituições republicanas, o
desenvolvimento moral, intelectual e cultural das pessoas e o aperfeiçoamento
do ambiente social em que se dá a convivência humana – que são essenciais em
qualquer projeto progressista – sempre estiveram fora de seu horizonte
ideológico.
“Compre mais e vote em mim”, foi tudo o que Lula disse,
durante anos, ao povo brasileiro. Na política, ele reorganizou e fortaleceu o
antigo Centrão, a articulação do fisiologismo e das oligarquias, que agora
controla de novo, com folga, o Congresso Nacional e ameaça engolir de vez todo
o poder, num retrocesso que chegou a ser inimaginável depois do fim do regime
militar.
Não me surpreende que o lulismo, ao fim e ao cabo, nos deixe
como legado uma sociedade mais conservadora do que a que tínhamos doze anos
atrás. Ao contrário, parece-me ser o desdobramento natural do que ele é. Ao
mesmo tempo, nunca antes tivemos massas humanas tão grandes, tão concentradas e
tão carentes de participação, consciência, organização e representação. Essa
despolitização ampla, geral e irrestrita é o pior legado da maneira como o PT
conduziu a nação na última década. Nesse contexto, em uma situação de crise
aguda, tudo pode surgir.
Tempo de crise, tempo de cacofonia. Quem não tem o que
propor logo propõe criar novas regras e fazer novas leis, um debate vazio.
Regras e leis são sempre burladas, quando não temos capacidade de definir nem
mesmo meia dúzia de objetivos comuns que constituam um consenso básico em torno
de si.
Mais do que de novas regras, precisamos de novos fins e
valores. Isso, as instituições políticas que aí estão, maculadas pelo peso
abusivo do poder econômico e pela disseminação do cinismo, não podem nos dar. O
conteúdo da política é que precisa mudar.
Nossos políticos tornaram-se camaleões que a cada quatro
anos se esforçam para se adaptar ao que a sociedade é, ou parece ser, conforme
lhes ensinam as minuciosas pesquisas de opinião que encomendam. Sempre
preocupados com os interesses da hora, são incapazes de despertar qualidades
novas que estejam latentes.
O futuro que resulta do somatório de suas pequenas ações,
fabricadas com sucessivas costuras de curto prazo, é apenas o prolongamento do
presente. Não contém o caráter novo de um verdadeiro futuro. Ficamos andando em
círculos, sem sair do lugar.
Precisamos encontrar gente nova, organizada de maneira nova,
que, em vez de tentar se adaptar ao que a sociedade é, ou parece ser, aceite
correr os riscos de anunciar o que ela pode vir a ser, para impulsioná-la.
É de uma discussão de projeto que se trata, e ela exige que
tenhamos capacidade de recolocar questões fundamentais. Esse pode ser o melhor
legado da crise.
Precisamos abandonar ninharias, como a polarização PT versus
PSDB, nos libertar de preconceitos, como os que nos mantêm presos às
organizações da esquerda tradicional, e revisitar fundamentos, buscando
atualizar uma ideia de Brasil, agora em um cenário de grandes dificuldades.
O tempo está contra nós. Não virá nenhum golpe de Estado,
pois ninguém minimamente relevante o deseja, a começar pelas Forças Armadas.
Mas, se não reagirmos, poderemos nos tornar um Estado falido e uma nação
inviável. Nem a nulidade de Dilma Rousseff, nem a esperteza de Lula, nem o
oportunismo dos nossos políticos atuais – feitas algumas exceções de praxe –
nos salvarão.
O que escrevi aqui, e muito mais, eu digo há muitos anos à
esquerda. Só colhi isolamento e difamação. Não fico feliz em constatar que
tinha razão. É pau, é pedra, é o fim de um caminho. Mãos à obra.
________________________________________________________________________
César de Queiroz
Benjamin (Rio de Janeiro, 5 de maio de 1954)
é um cientista político, jornalista, editor e político brasileiro. Durante a Ditadura
Militar Brasileira, participou da luta
armada contra o regime, foi perseguido e exilado. Co-fundador do Partido dos
Trabalhadores, foi também filiado ao PSOL,
tendo se desligado dos dois partidos. Atualmente, César Benjamin é o editor da Contraponto
Editora1 e
colunista da Folha de São Paulo.É irmão do também
jornalista e ex-deputado Cid Benjamin. (Fonte: Wikipedia)
Dinheiro na mão de pobre, vira cocô rapidinho.
ResponderExcluir